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Dicas de Marketing Digital para Pequenos Negócios

Você tem um pequeno negócio e não sabe como fazê-lo crescer? Confira com atenção as dicas abaixo.

3 Jan, 2019

A busca por dicas de marketing digital tem sido cada vez mais recorrente nos últimos anos, e não sem motivos. Estamos falando de uma tendência que democratiza a publicidade, ou seja, dá as mesmas oportunidades de divulgação a negócios de portes distintos.

Dicas de Marketing Digital para Pequenos Negócios
Dicas de Marketing Digital para Pequenos Negócios

É diferente, por exemplo, do cenário das mídias tradicionais, onde o pequeno empreendedor raramente consegue pagar por anúncios em veículos de comunicação.

 

Enquanto ferramenta de negócio, portanto, a Internet é absolutamente acessível. Isso tanto é verdade, que a construção de uma estratégia pode começar até mesmo sem nenhum custo para depois ir atingindo novos patamares.

 

Com isso em mente então, hoje apresentamos aqui algumas dicas de marketing digital para pequenos negócios. Vamos a elas.

 

Faça um bom planejamento

Diferente do que muitos pensam, estar na Internet não é só criar um perfil na rede social ou mandar e-mail aos clientes. Assim como o marketing tradicional, a versão digital exige estratégia e planejamento.

 

A primeira dica, portanto, é investir tempo e, se preciso, recursos para adquirir conhecimento sobre o assunto a fim de montar um bom plano de ação.

 

Para facilitar a vida do pequeno empreendedor nesse sentido, nas próximas dicas já destacamos alguns pontos que devem ser considerados já de início.

 

Trabalhe a construção da presença online

Ser conhecido entre amigos ou grupo de clientes no mundo físico não quer dizer nada na Internet. Para fazer sucesso no marketing digital você precisa construir sua presença também no mundo virtual.

 

Isso significa tornar sua marca conhecida, respeitada e, principalmente, "bem falada" na web. Para tanto, um bom ponto de partida é criar as páginas próprias da empresa, ou seja, um site profissional, que será o principal cartão de visitas do negócio no mundo online.

 

Vale destacar, no entanto, que é preciso dividir isso em duas vertentes: site corporativo e blog para conteúdo.

 

Site corporativo

O site corporativo é uma página institucional, ou seja, que contém informações sobre a empresa, seus produtos e serviços, time de colaboradores, endereço, meios de contato etc.

 

Essa página deve transmitir uma imagem profissional, portanto, precisa ter um layout moderno e condizente com a identidade visual do negócio.

 

Além disso, também deve ter formato responsivo, que na prática significa que é capaz de se adaptar a todo tamanho e formato de tela. Isso é particularmente útil para usuários de smartphones e tablets, por exemplo.

 

Blog e conteúdo

Um blog por sua vez, é uma página normalmente associada ao site, mas que tem objetivo diferente. Nesse caso, a ideia não é vender ou informar o visitante sobre o negócio, mas sim oferecer um conteúdo que seja útil para o público-alvo.

 

Esse conteúdo pode ser apresentado em forma de blog posts (artigos em texto), vídeo, infográfico ou até a junção de todos esses formatos.

 

A boa notícia é que aqui na OVERSEA Web oferecemos essas duas soluções a quem deseja dar os primeiros passos rumo ao marketing digital.

 

Invista nas mídias sociais

Também atrelado à construção da presença online, temos aqui as redes sociais. Grande parte da população brasileira está concentrada nas principais mídias sociais, pelo que ficar fora delas seria um erro para qualquer negócio.

 

A dica aqui, portanto, é começar pelo Facebook, que é a rede social mais utilizada e permite a criação de páginas de negócios.

 

Mas não se esqueça de aprender também sobre outras redes quase igualmente populares, como Instagram, YouTube e até o próprio WhatsApp e Twitter, por exemplo.

 

Saiba que o cliente compra uma solução ou experiência, não um produto

Por último, mas não menos importante, trabalhe para vender soluções, não produtos. Lembre-se que o cliente procura sempre o benefício que o produto pode oferecer, não necessariamente o produto em si. Trabalhe a abordagem do marketing digital em cima disso.

 

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