OVER BLOG

Site Não Seguro. O que é isso? Como está a segurança de seu site?

Ter o site protegido não é um diferencial, e sim uma obrigação do empresário que preza pela privacidade do cliente.

6 Set, 2018

A dica de hoje é sobre Certificado de SSL (Secure Socket Layer).
Com certeza você já visitou vários sites que, ao lado da barra de endereços, é mostrado o alerta: Não seguro. Mas o que é isso?
Como mudar para "Site Seguro"?

Ocorre que desde o início de 2017, o Chrome (navegador do Google) passou a exibir como "Não Seguro" diversos sites na Internet. Hoje, todos os sites sem um certificado de SSL, com formulários ou não, são mostrados como "Não Seguros" em todos os grandes navegadores.

A intenção do Google foi de melhorar a segurança na rede e mostrar de forma fácil e rápida quando você acessa um site não seguro ou potencialmente perigoso. Assim, o Chrome começou a identificar aqueles sites que não tinham um certificado de SSL instalado no site, mas que continham algum formulário de acesso para áreas restritas (aqueles que pedem login e senha, por exemplo). Estes eram indicados como "Não Seguro".

Tecnicamente o Google não estava errado, embora tenha causado um verdadeiro alvoroço na Internet. Um site que colete qualquer tipo de dado através de formulários e que não tenha um SSL, pode ter suas informações interceptadas por terceiros, ou pior, pode acontecer de um internauta acessar um site Fake (que por sinal são idênticos aos verdadeiros, com diferenciação do endereço web) e ali informar dados bancários e muito mais. Literalmente é entregar o coelho para o lobo, concorda?

 

E o que um Certificado de SSL faz?

Ele é responsável por criar um canal protegido entre o visitante e o site, para que ambos possam trocar informações de maneira criptografada, ou seja, codificada para que não haja risco de interceptação de terceiros. Somente seu computador e o site conseguem interpretar os dados que estão sendo transmitidos naquele momento.

 

E como eu sei se um site é mesmo seguro?

Olhando na barra de endereços, caso o site seja seguro, será apresentado um cadeado fechado seguido da palavra "Seguro", tudo na cor verde. Ao clicar nesse cadeado, você tem acesso às informações: se o certificado é válido ou não, qual a data de validade, o nome da empresa também poderá estar presente, entre outros dizeres. Ou seja, seu navegador já consultou se as informações do certificado e do certificador conferem com os dados do site. Além disso, o endereço na barra sempre começará com https, ao invés de http.

 

Por que ter um certificado de SSL no site da minha empresa?

Hoje, durante o processo de desenvolvimento de site, nós já aconselhamos nossos clientes a ter um certificado de SSL para aquele projeto. É primordial que você, enquanto empresário, mostre ao cliente que sua empresa/marca estão preocupados com a privacidade dele e que seu site disponibiliza um ambiente seguro durante todo o tempo que permanecer no site visitando ou efetuando contratações e compras.

 

Além de mais seguros, sites com SSL utilizam o novo protocolo HTTP/2 em nossos servidores, o que os tornam mais rápidos.

 

Caso tenha qualquer dúvida sobre este tema, entre em contato com a OVERSEA Web. Nós podemos lhe ajudar a tornar seu site mais seguro e eficiente.

Receba mais dicas por e-mail!

Cadastre-se agora mesmo para receber nossos informativos e esteja sempre um passo a frente da concorrência.

  VOCÊ JÁ CONHECE NOSSOS SERVIÇOS?

Newsletter dos 7 Mares

Ainda não se inscreveu em nossa News? Ouça nosso bizu: Se inscreva agora e receba notificações avisando sobre novas promoções, serviços, dicas e experiências.

Nos Acompanhe nas Redes
Pelas barbas de Netuno... será uma honra ter você com a gente!
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.